Oferecido por
Texto por, Vinícius Lucyrio - meteorologista da Climatempo
Nesta sexta-feira, dia 4 de outubro de 2024, o nível do Rio Negro no Porto de Manaus atingiu sua menor cota da história, com 12,62 metros até o momento da gravação deste vídeo. O recorde anterior de cota mínima no Porto de Manaus era de 12,7m, no final de outubro de 2023.
A forte vazante nos rios da região já vem ocorrendo desde o início do inverno, e é consequência da forte estiagem iniciada em 2023 - fortemente impulsionada pelo fenômeno El Niño e pelas mudanças climáticas causadas pela atividade humana, e das chuvas insuficientes e irregulares que se deram no inverno amazônico deste ano.
Foto: Getty Images
A tendência é que o nível do rio siga baixando até a segunda quinzena de outubro, assim como em 2023. Mas, diferentemente do último ano, em que houve um repique de mínima no mês de novembro, as chuvas devem retornar com maior frequência, maiores volumes e maior regularidade já na segunda quinzena de outubro principalmente em áreas da Amazônia Ocidental, com expectativa de volumes mais elevados do que a média em várias partes da região Norte entre novembro e dezembro.
A chuva também vai beneficiar outros rios da região que estão com mínimas históricas, como o rio Madeira e o Rio Solimões. A expectativa é que a chuva siga aumentando ao longo dos primeiros meses de 2025!