1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Semana chuvosa com frente fria no Sul do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana chuvosa com frente fria no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A semana será marcada por tempo instável em boa parte dos estados do Sul do Brasil, com a atuação de dois sistemas meteorológicos que vão intensificar as chuvas na região. O primeiro sistema, uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, começará a influenciar o Clima já no início da semana, trazendo pancadas de chuva entre segunda e quarta-feira. Já para o final da semana, uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical promete aumentar ainda mais os volumes de chuva em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

Chuva distribuída e acumulados expressivos


Conforme os modelos meteorológicos indicam, as chuvas estarão bem distribuídas entre os três estados ao longo da semana. O mapa de acumulados mostra áreas em destaque, com tons de laranja indicando previsões de chuva acima de 60mm, podendo superar esse valor em alguns pontos até sexta-feira.

 

  • Rio Grande do Sul: O estado gaúcho será um dos mais afetados, com volumes significativos de chuva. As regiões mais impactadas incluem o oeste, campanha, norte e a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA).

 

  • Santa Catarina: Em território catarinense, o destaque fica para a faixa oeste do estado, onde os maiores acumulados de chuva estão previstos ao longo da semana, impulsionados pela frente fria no final da semana.

 

  • Paraná: No Paraná, a chuva será distribuída de forma mais diversificada ao longo da semana. As regiões oeste, central, norte e sul terão volumes expressivos, com acumulados que podem ultrapassar 60mm, principalmente entre quinta e sexta-feira.

 

 

Figura 1- Acumulado de chuva esperado entre 21 de outubro e 25 de outubro. Fonte: <a href='https://www.climatempo.com.br/' >Climatempo</a>

Figura 1- Acumulado de chuva esperado entre 21 de outubro e 25 de outubro. Fonte: Climatempo

 


Frente fria reforça as instabilidades 


A atuação do ciclone extratropical a partir de quinta-feira (importante destacar que o ciclone não passará sobre qualquer região brasileira), juntamente com a nova frente fria, será determinante para intensificar as instabilidades, aumentando o potencial para chuvas volumosas. Além disso, o ciclone poderá gerar rajadas de vento significativas, especialmente nas regiões mais ao sul do Rio Grande do Sul, com alertas para temporais e ventos fortes.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias