Esta sexta-feira, 20 de dezembro, é o último dia da primavera. O verão 2024/2025 tem início às 6h21 do sábado, 21 de dezembro, e se estende até às 6h02 do dia 20 de março de 2025.
A primavera termina com risco de temporal em todas as regiões do Brasil. As nuvens carregadas se formam com a grande disponibilidade de ar quente úmido que está espalhado pelo país combinada com a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera.
Na região Sul do Brasil, a presença de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o deslocamento de uma nova frente fria sobre a região vai estimular a expansão de áreas de instabilidade sobre a região.
Nesta sexta, tem alerta especial para chuva muito volumosa no Paraná. Tem risco de temporais em todas as regiões do estado e também no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Nas outras áreas catarinenses, no Planalto, na Serra, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e na Grande Porto Alegre podem ocorrer pancadas de chuva moderadas a fortes. Vale lembrar que o Paraná foi um dos locais onde mais choveu no Brasil durante este mês de dezembro.
Na região Sudeste, tem risco de temporal em todas as regiões do Estado de São Paulo, incluindo a grande São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio, na Zona da mata mineira, no centro-sul e o oeste de Minas Gerais.
No Norte/Noroeste do Rio de Janeiro, no centro-norte do Espírito Santo, no centro-norte, noroeste e leste de Minas Gerais, incluindo a grande Belo Horizonte, podem ocorrer pancadas de chuva moderadas a fortes. Não há expectativa de chuva forte para a região de Vitória.
No decorrer desta sexta-feira, muitas pancadas de chuva vão acontecer por todo o Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil e há risco de chuva moderada a forte em todos os estados dessas duas regiões.
Porém, no leste de Goiás, no Distrito Federal, no Tocantins e no centro, sul e leste do Pará, o alerta é para temporais .
No extremo norte do Pará, na região de Boa Vista e no centro-leste de Rondônia, no centro-sul e leste do Amapá, vão ocorrer pancadas de chuva, mas em geral com fraca a moderada intensidade.
Na região Nordeste, tem alerta para temporais nesta sexta-feira nas áreas próximas da divisa com o Tocantins. No centro-sul do Maranhão, centro e sul do Piauí, no sertão de Pernambuco e da Paraíba, no oeste e no litoral sul da Bahia, há risco de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade .