Rajadas de vento com mais de 50 km/h foram observadas em vários locais do estado de São Paulo nesta segunda-feira, 16 de dezembro, mesmo sem chuva à vista, com um céu quase sem nuvens. Por volta das 15h30, radares meteorológicos detectavam chuva apenas no extremo norte do estado, na região entre morro Agudo, Guaíra, Batatais, Cajuru e Pedregulho.
As fortes rajadas de vento com tempo firme estão associadas à presença da depressão subtropical Biguá, que se desloca na costa da Região Sul, afastando-se do Brasil. Uma depressão subtropical é uma área de baixa pressão atmosférica e força o movimento do ar no sentido horário. Por isso, as rajadas de vento sobre o estado de São Paulo estão sendo preferencialmente das direções noroeste e norte
O vento destas direções traz calor para São Paulo e ajuda a aquecer o ar. O sol forte e o vento quente elevaram a temperatura no Guarujá para 33°C por volta do meio-dia.
Confira as maiores rajadas registradas em SP até às 16h
São Paulo: 70 km/h
São Paulo (aero Congonhas): 61 km/h às 14h, 57 km/h às 12h, 51 km/h às 13h, 50 km/h às 10h
São Paulo (Campo de marte): 55 km/h às 15h
Guarulhos (aeroporto): 51 km/h
Campinas (Viracopos) vento frequente entre 20 km/h e 35 km/h)
São Paulo (Interlagos): 51 km/h
São Miguel Arcanjo: 53 km/h
Terça-feira com sol e pouca chuva em SP
A depressão subtropical Biguá deve se dissipar na madrugada desta terça-feira, 17 de dezembro. Assim, o estado de São Paulo não terá mais as fortes rajadas de vento por causa deste sistema.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a maioria das regiões do estado de São Paulo terá um dia de sol, calor e sem chuva. Pancadas de chuva com raios são esperadas à tarde e à noite para o norte do estado e na divisa com Minas Gerais.
O leste do estado, incluindo a Grande São Paulo, o litoral, o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira podem ter algumas pancadas de chuva passageiras à tarde, mas que não devem ser fortes. Faz calor.