A sexta-feira promete ser marcada por condições tempo intensas nos três estados da Região Sul do Brasil. Uma combinação de sistemas meteorológicos — com a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e a passagem de uma frente fria de rápido deslocamento — manterá o cenário de tempo instável. O destaque principal vai para o Paraná, que deve enfrentar os maiores volumes de chuva e riscos associados.
Destaque para o Paraná
De acordo com o mapa de risco desta sexta-feira, o estado do Paraná apresenta as áreas mais críticas, especialmente nas regiões sudeste e sul, indicadas em roxo no mapa. Nesses locais, há previsão de tempestades acompanhadas de chuva volumosa e ventos fortes.
As previsões indicam que as cidades paranaenses lideram os acumulados de chuva nesta sexta-feira. Confira o ranking com os maiores volumes:
Top 10 cidades com a maior quantidade de chuva prevista:
- São Miguel do Iguaçu – PR: 103 mm
- Medianeira – PR: 89 mm
- Guaíra – PR: 82 mm
- Santa Helena – PR: 79 mm
- Missal – PR: 77 mm
- Terra Roxa – PR: 76 mm
- Itaipulândia – PR: 72 mm
- Marechal Cândido Rondon – PR: 71 mm
- Goioerê – PR: 66 mm
Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Para o restante de Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul, a chuva também estará presente, mas com intensidade moderada a forte. Apesar disso, os acumulados não devem atingir os mesmos níveis do Paraná.
Tendência para o Final de Semana
O tempo melhora na maior parte da Região Sul ao longo do fim de semana. O sábado será marcado por pancadas de chuva isoladas, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No estado paranaense, o destaque maior será para a faixa norte, na divisa com São Paulo, onde há alerta para temporais.
No domingo, o tempo instável retorna em algumas regiões, mas sem volumes expressivos. A previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade na faixa central e leste do Paraná, leste de Santa Catarina e leste do Rio Grande do Sul.
Acumulados Previstos para Domingo
Paraná:
- Guaratuba – PR: 11 mm
- Agudos do Sul – PR: 11 mm
- Pontal do Paraná – PR: 11 mm
- Antonina – PR: 11 mm
- Morretes – PR: 10 mm
- Matinhos – PR: 10 mm
- Rio Negro – PR: 10 mm
- Tijucas do Sul – PR: 8 mm
- Araucária – PR: 7 mm
- Paranaguá – PR: 7 mm
Rio Grande do Sul:
- Cambará do Sul – RS: 50 mm
- Caxias do Sul – RS: 48 mm
- Farroupilha – RS: 48 mm
- São José dos Ausentes – RS: 44 mm
- Bom Jesus – RS: 44 mm
- Capão da Canoa – RS: 41 mm
- Júlio de Castilhos – RS: 36 mm
- Bento Gonçalves – RS: 36 mm
- Gravataí – RS: 35 mm
- Tramandaí – RS: 33 mm
Mesmo com uma leve melhora no sábado, o final de semana ainda terá instabilidades pontuais, exigindo atenção especial em algumas áreas da Região Sul.