A previsão do tempo indica que a chuva irá se intensificar ao longo dos próximos dias na região Sul do Brasil. Já nesta sexta-feira (13), as condições meteorológicas destacam a possibilidade de chuva intensa nos três estados da Região – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – com alerta para temporais e ventos fortes em diversas áreas.
Cenário de instabilidade nesta sexta-feira
A formação de uma área de baixa pressão sobre a Argentina e o oeste do Rio Grande do Sul, combinada com um forte fluxo de umidade vindo da faixa norte do Brasil e ventos intensos em altos níveis da atmosfera, favorece o aumento da instabilidade. Conforme o mapa de risco, as áreas mais afetadas incluem o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul.
Nas regiões destacadas em roxo no mapa, abrangendo o oeste do Paraná e o oeste de Santa Catarina, há perigo de tempestades severas, caracterizadas por temporais e volumes elevados de chuva.
Ventos fortes e mar agitado
Além da chuva, os ventos ganham intensidade nos três estados da Região Sul nesta sexta-feira. Áreas destacadas em marrom no mapa indicam rajadas previstas entre 40 e 50 km/h. Já entre o Chuí (RS) e Laguna (SC), as rajadas podem alcançar até 70 km/h.
Com o aumento da intensidade dos ventos, o mar também se agita. A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para o trecho entre Torres (RS) e Florianópolis (SC), com ondas que podem chegar a 2,5 metros ao longo do dia.
Final de semana com chuva persistente, alerta da Defesa Civil
No sábado (14), as instabilidades continuam, com maior impacto na metade leste do Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva moderada a forte, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento entre 45 e 70 km/h no sul, nordeste e litoral do estado.
Os acumulados de chuva devem variar entre 20 e 55 mm ao longo do dia, com temperaturas mínimas entre 14°C e 21°C e máximas entre 20°C e 29°C.
Já no domingo (15), a chuva deve persistir na metade leste do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 40 e 60 mm no sul do estado e abaixo de 20 mm nas demais regiões. As rajadas de vento devem variar entre 40 e 50 km/h.
Situação dos rios
Os rios da região devem se manter dentro dos padrões normais, com exceção do rio Uruguai, que continuará apresentando elevações em Uruguaiana, embora sem atingir a cota de alerta. Pequenos rios e arroios podem registrar elevações devido à chuva, mas não há expectativa de criticidade maior.
A Defesa Civil recomenda atenção especial às áreas com maior risco de temporais e orienta a população a evitar deslocamentos durante os períodos de maior intensidade de chuva e vento.